Educação Inovadora: Novos Espaços de aprendizagem!

Os novos espaços de aprendizagem estimulam a criatividade e inovam o ensino. Tanto aluno quanto professor sai ganhando.

A partir da leitura do material do texto “Novos Espaços” (do tema Aproximação referente ao material didático do Curso de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas), destaco três expressões:

  • Ambiente Maker;
  • FabLab;
  • Ensino-serviço.

Um novo espaço de sala de aula pode ser o “Ambiente Maker”, no qual o aluno é protagonista no processo de aprendizagem. O objetivo é do aluno colocar em prática uma ideia sua e experimentar, testar e transformá-la em um produto.

O FabLab surgi como um instrumento facilitador para um ambiente Maker. Um laboratório que fabrica idéias. Foi criado por americados de uma Universidade nos EUA e, hoje há FabLabs por todo o mundo. Uma das exigências do criador, é que os FabLabs sejam abertos para a comunidade, que tenham idéias e gostariam colocá-las em práticas.

Segue um vídeo que explica um pouco sobre o FabLab: O que é FabLab?

O ensino-serviço, pelo meu entendimento, é fazer com que o aluno aprenda a partir de experiências reais de seu cotidiano.

“Quando os estudantes fazem pontes entre o que aprendem intelectualmente e as situações reais, experimentais, profissionais ligadas aos seus estudos, a aprendizagem será mais significativa, viva e enriquecedora”. “Além de conhecer a realidade, é importante que os estudantes percebam que podem contribuir para modificá-la” (Texto retirado do material do  texto Novos Espaços: Tema Aproximação).

A partir de um caso real, os alunos estudam meios de solucionar o problema e melhorar a realidade, podendo ter como produto a prestação de um serviço à comunidade.

 

Ana Carolina Araujo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s